Programas de
inglês online síncronos e assíncronos, qual escolher?
O estudo de idiomas sempre foi popular entre os
estudantes universitários e pós-escolares, ou seja, provenientes de institutos,
universidades etc. e entre os profissionais que desejam dar uma vantagem à sua
carreira. O que fazemos em nossos países, nos matriculamos em um centro de idiomas
em nossa cidade, estudamos uma ou duas horas por dia e obtemos um nível
suficiente para nossos objetivos. Se tivermos sorte, nossa faculdade ou
universidade fornecerá algumas horas de um idioma ou é um requisito do nosso
plano acadêmico da universidade. Aqueles que têm a possibilidade de estudar um
idioma em um país onde esse idioma é falado, pegam malas e entramos em um
programa intensivo de idiomas, exposto o dia todo à cultura e ao ambiente
acadêmico desse idioma. Nestes momentos com condições adversas de saúde, que
opções temos?
Já havia opções para aprender um idioma através de um
programa online ou de um aplicativo em nosso telefone celular. Alguns programas
são mais eficazes que outros, mas muitas vezes obtivemos os mesmos resultados
de nossas aulas presenciais, algum vocabulário, exercícios ortográficos
suficientes, áudios para ouvir como pronunciar uma palavra e regras
gramaticais.
De acordo com o British Council, existem 2 bilhões de
estudantes aprendendo inglês no mundo e um dos aplicativos mais famosos para
aprender inglês online, por exemplo, teve 30 milhões de downloads em um único
ano.
A questão até agora é: qual é a diferença entre
estudar um idioma pessoalmente no meu país e online?
A primeira coisa a procurar é o tempo de exposição ao
idioma. As plataformas podem variar, pode ser no seu país, no seu telefone
celular ou no país em que o idioma é falado. O meio que você usa não determina
o aprendizado. A diferença é quanto tempo você está exposto ao idioma. Não
adianta estudar inglês em Nova York se você estiver exposto ao seu primeiro
idioma. Portanto, avalie quanto tempo você ficará exposto ao idioma que deseja
aprender. No momento, não é possível ir para uma aula presencial, portanto, se
você estiver procurando por um programa on-line e isso depender de quanto você
deseja aprender, decida o número de horas por dia ou semanalmente de aulas
remotas ou quantas semanas esse programa terá.
Como diretor do Instituto de Inglês do College ofStaten Island, que pertence à City University of New York (CUNY), vi que muitos
centros de idiomas da cidade fecharam suas portas e apenas 10% estão oferecendo
a opção online. Muitos centros de idiomas aqui desfrutaram do privilégio de ter
estudantes que queriam morar em Nova York, conhecer a cultura de Nova York,
andar de metrô, visitar a Estátua da Liberdade e não estávamos preparados para
oferecer o programa on-line. Sempre pensamos que, se um aluno pensasse em nós,
primeiro decidira vir e aproveitar a cidade em vez de pagar por um programa
on-line conosco. É por isso que agora estamos oferecendo a modalidade on-line
para quem mora em qualquer lugar do mundo estudar nossos programas no conforto
de sua casa.
O segundo ponto a considerar é uma característica do
ensino on-line: sincronicidade. O que é isso? Os programas online são síncronos
ou assíncronos. A maioria é assíncrona, na qual o aluno entra em uma plataforma
onde há instruções sobre o que ler, que livro procurar, que vídeo já foi
gravado para assistir, que exercício você deve fazer ou que ensaio deve
escrever. As explicações do professor já estão escritas e, se você tiver alguma
dúvida, envie uma mensagem ou e-mail para eles e você terá a resposta, talvez
horas depois ou no dia seguinte. Muitos programas de inglês são assíncronos,
nos quais você basicamente usa uma plataforma com todas essas instruções e
atividades já planejadas. O resultado da aprendizagem também pode ser um pouco
lento e pouco didático para um idioma. A vantagem é que o aluno avança no ritmo
que deseja e durante o tempo disponível. Muitos estudantes acabam aprendendo
com menos e menos intensidade de tempo, sem motivação externa, e a maioria não
sente que há um acompanhamento da plataforma porque nosso aprendizado não pode
ser avaliado com rigor. Eu o recomendo para estudantes com muito pouco tempo e
com mudanças de horários e estudos e que não têm pressa em aprender o idioma em
um determinado período de tempo.
O último ponto é a aprendizagem síncrona. É o mais
conveniente e eficaz. Ao contrário do aprendizado assíncrono, aprender um
idioma com um professor ao vivo, naquele momento, com você, é muito mais
conveniente. O professor estará lá para guiá-lo, corrigi-lo, ouvi-lo, explicar-lhe
a pergunta gramatical que você deve resolver naquele momento, que lhe dirá para
formular sua oraçoes novamente ou avaliará se você entendeu a leitura em que
está trabalhando. A grande vantagem é que você tem o professor quase o mesmo de
quando ele está na sala de aula. Se o programa de inglês ou qualquer outro
idioma estiver em grupo, muito melhor. Muitas plataformas on-line permitem que
você trabalhe em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos e depois "volte"
para a turma de 10 ou 15 alunos, assim como na sala de aula. Este programa é
ideal para estudantes que realmente têm tempo para se expor ao idioma, cujos
horários de trabalho ou estudo permitem que eles tenham um horário de
aprendizado de idiomas.
Vamos fazer a diferença entre estudar e aprender.
Todos nós podemos memorizar a regra de 'do' e 'does', ou quando usamos 'have' e
não 'has', podemos estudá-lo ou ouvi-lo pronunciado 'yes' (iez) e não 'lles'
(llez), mas a aquisição de um idioma depende de como você está exposto a essa
palavra, frase e pronúncia. Por enquanto, procure aprender de forma síncrona,
não estudar, e você verá que vai adquirir um idioma.
Temos o prazer de convidá-lo para participar do
programa de inglês on-line que ofereceremos aqui no Instituto de Língua Inglesa
do College of Staten Island / Universidade da Cidade de Nova York.
Obrigado pelo seu tempo para nos ouvir e muita
motivação para todos que dão o primeiro passo para aprender um novo idioma
nesses tempos difíceis.
Gonzalo Villena
Director - English
Language Institute (ELI)
College of
Staten Island
The City
University of New York (CUNY)
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